notícias

Disjuntor, parte técnica essencial do sistema elétrico

Publicada: 20/11/2023

O disjuntor é uma peça fundamental no sistema elétrico de qualquer edificação. Sua importância reside em sua capacidade de proteger tanto os equipamentos quanto as pessoas que utilizam a instalação elétrica. 
 
Proteção contra sobrecargas e curtos-circuitos: 
O disjuntor atua como um “guardião” do circuito elétrico. Quando há uma sobrecarga (quando a corrente elétrica excede o limite seguro), o disjuntor desarma automaticamente, interrompendo o fluxo de eletricidade.
 
Em caso de curto-circuito (quando há um contato direto entre fios de diferentes polaridades), o disjuntor age rapidamente para evitar danos aos cabos e equipamentos.
Segurança para os usuários:
Imagine um cenário em que um aparelho apresenta defeito e começa a superaquecer. Sem o disjuntor, isso poderia causar um incêndio.
O disjuntor detecta essa anomalia e desliga o circuito, evitando riscos à vida e à propriedade.
 
Facilidade de rearme:
Após desarmar devido a uma sobrecarga ou curto-circuito, o disjuntor pode ser rearmado manualmente. Isso é mais prático do que trocar fusíveis, como era feito antigamente.
 
Versatilidade e ajuste:
Existem diferentes tipos de disjuntores, como os termomagnéticos e os diferenciais. Cada um tem sua função específica. Além disso, é possível ajustar a sensibilidade do disjuntor conforme a necessidade da instalação.
 
Conformidade com normas de segurança:
O uso de disjuntores é obrigatório em construções residenciais e comerciais, seguindo as normas elétricas. A presença de disjuntores é verificada em inspeções e certificações.